Dicas para fazer um bolo caseiro

Não há dúvidas que os método e as técnicas usadas para fazer um bolo são muito variados, alguns podem ser simples, enquanto que outros são bem complexos. Mas  é importante referir que para fazer um bolo saboroso é preciso ter em atenção principalmente em alguns pormenores.

Neste artigo, vamos apresentar-vos algumas dicas para fazer um bolo caseiro.

Antes de iniciar a preparação do bolo em si, verifique se você tem em casa todos os ingredientes necessários para a preparação de um bolo. Caso ao contrário, deve fazer uma visita ao supermercado ou mercearia.

1º-Não esqueça que pré aquecer o forno e untar a forma são os primeiros passos, independentemente da receita escolhida. Quase todos os bolos crescem melhor quando assados logo após o preparo.

2º-Use óleo para untar a forma. O óleo pode fazer diferença porque é mais fácil de espalhar e além disso, gruda menos do que a manteiga. E em vez de usar farinha, polvilhe a forma com farelo de aveia ou de trigo para adicionar fibras e texturas ao bolo. É importante polvilhar o fundo e as laterais de uma forma homogénea.

3º-O passo seguinte é a preparação da massa, obviamente você tem de seguir minuciosamente a receita que escolheu, mas sem esquecer que todas as pessoas tem jeitos diferentes de preparar os pratos e de cozinhar, no entanto se você ainda é inexperiente, não deve “inventar”, mas sim seguir atentamente a receita proposta.

Dicas para ingredientes

Os ovos devem, preferencialmente, ser utilizados na temperatura ambiente. Antes de adicioná-los à receita, procure bater bem para que misture bem com os outros ingredientes.

A farinha e o açúcar devem ser peneirados, alias todos os ingredientes secos devem passar por o mesmo processo, isso irá evitar grumos na massa e irá garantir leveza à receita.

Fermento em pó deve ser um dos últimos ingredientes a colocar, muitas pessoas esquecem que os fermentos têm um prazo limitado, por isso, convém sempre verificar a data da validade antes da sua utilização. É importante para não estragar a qualidade do bolo.

Para finalizar, não posso deixar de referir que é muito importante estar atento ao forno, porque não há propriamente um tempo exato para finalizar um bolo, mas apenas estimativas e tempos de referência. E se tiver dúvidas em relação as quantidades dos ingredientes indicados na receita, você pode consultar esta tabela de medidas de equivalência.

Receitas para testar:

No comments.

Leave a Reply